Ensinar a ler o francês as criancas

O METODO DOS ALPHAS PARA APRENDER A LER O FRANCÊS

Sou professora há 17 anos e sempre achei que as crianças tinham dificuldades em associar o som da letra com o seu nome.

Por acaso, um dia descobri este método, e foi uma revelação para mim. Adquiri o material necessário à sua utilização e comecei a usar esta metodologia com os meus alunos de 5 anos.

Fiquei imediatamente surpreendida com o entusiasmo que as crianças manifestaram. Tinham prazer em aprender, e até falavam dos Alphas em casa. Constatei que o que parecia difícil antes, era agora um jogo de crianças e que os progressos tornavam-se óbvios no dia-a-dia.

No fim do primeiro ano em que usei esta método, as crianças conseguiam ler algumas palavras e sílabas, e tinham uma grande motivação para ler.

Este é o quarto ano em que uso este método com o qual ensino francês. Comecei a usá-lo com crianças a partir dos 4 anos porque esta metodologia ganha vantagens ao ser usada nos dois últimos anos do pré-escolar. Tenho prazer em usá-la e acho que é um método formidável para as professoras e educadoras.

Para mais informações sobre este método, basta consultar o site Les Alphas.

Isabelle BASTOS
Responsável da « La Petite Ecole Française »